História Geral Da Educação - Grécia (Períodos)
1. CIVILIZAÇÃO MICENICA
A civilização micênica composta por aqueus que se estabeleceram sob-regime de comunidade primitiva. A figura de guerreiro adquiriu importância cada vez maior, se fez uma aristocracia militar cujos líderes habitavam nos castelos de Tirinto e Micenas.
Micena no séc. XII a.C, era governada por Agamêmnon, que, ao lado de Aquiles e Ulisses, foram dominar Tróia no litoral da Ásia menor. A invasão dos bárbaros dórios fez com que a Grécia passa-se por um período conturbado até o séc. IX a.C. Muitos aqueus foram para a Ásia menor, onde fundaram colônias que mais tarde obtiveram sucesso devido ao comércio.
2. TEMPOS HOMÉRICOS
Foi do séc. XII a VII a.C, época em que viveu um homem chamado Homero o autor de Odisséia que relata a volta de Ulisses à ilha de Ítaca após a guerra de Tróia e de Ilíada que relata a guerra de Tróia. Nesta época predominava a concepção mítica que as ações humanas eram influenciadas pelo sobrenatural, interferência divina. Os mitos gregos eram uma tradição transmitida pelos cantores de rua, aedos e rapsodos, que recitavam em praça pública.
Segundo os mitos, os heróis viviam na dependência dos deuses do destino, isso era uma virtude do “guerreiro belo e bom”.
Outro poeta da época chamado Hesíodo produziu uma obra com características já voltada para a época de busca da própria individualidade, porém, predominava na sua Teogonia a crença dos mitos.
3. PERÍODO ARCAICO
Foi o período de VIII a VI a.C, onde ocorreram grandes transformações nas relações sociais e políticas, proporcionando a lenta passagem da predominância do mundo mítico para a flexão mais racionalizada e a discussão. Neste período foram importantes algumas novidades, tais como a introdução da escrita por legisladores, a formação das cidades – estados (PÓLEIS) e o aparecimento dos primeiros filósofos, com isso veio à nova visão do mundo e do indivíduo.
A introdução da escrita contribuiu para o desenvolvimento da racionalidade