Gestão de Pessoas e Clima Organizacional
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
Montes Claros/MG
Faculdades Santo Agostinho
2014
FILIPE LÚCIO SOUSA
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANZACIONAL
Artigo apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas como requisito parcial para obtenção de nota, decorrente de participação em grupo de estudo da FASA com finalidade de elaboração de produção científica.
Montes Claros/MG
Faculdades Santo Agostinho
2014
RESUMO
O Clima Organizacional é formado de acordo com os sentimentos dos colaboradores para com a organização. O clima pode ser positivo ou negativo. Uma organização onde no ambiente existe confiança, estímulo, cooperação, pode haver pessoas satisfeitas, logo, contribui para um clima favorável. Já o clima negativo ocorre em um ambiente onde trabalham pessoas desmotivadas, pessoas não satisfeitas. A qualidade de vida no trabalho (QVT) também é um fator importante, pois a experiência no ambiente de trabalho influencia o bem-estar psicológico e a produtividade das pessoas nas organizações. Este trabalho justifica-se pela necessidade de melhores condições humanas e sociais dentro das organizações, decorrente das evoluções que direcionam a sociedade. O objetivo é analisar os fatores que influenciam no Clima Organizacional dos setores que compõem as empresas, considerando a evolução da Gestão de Pessoas ao longo do tempo e suas aplicações.
Palavras-chave: Clima organizacional; Organizações; Gestão de Pessoas; QVT
INTRODUÇÃO
O Clima Organizacional é formado pelos sentimentos dos colaboradores para com a organização. O clima pode ser positivo ou negativo. Uma organização onde no ambiente existe confiança, estímulo, cooperação, tem pessoas satisfeitas, logo pode haver um clima favorável. Já o clima negativo ocorre em um ambiente onde trabalham pessoas desmotivadas,