Gestão de pessoas-formas de governo
GESTÃO DE NEGÓCIOS
MARÇO/2012
VARGINHA MG
INTRODUÇÃO
Neste trabalho contém respectivas definições sobre vários temas que se remetem ás doutrinas atribuídas e praticadas por outrem.
O QUE É?
MONARQUIA
Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. Este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar.
DEMOCRACIA
Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
ARISTROCACIA
Aristocracia pode ser definida como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações européias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza.
TIRANIA
Governo autoritário, que não respeita as liberdades individuais e sobre o qual os governados não exercem controle.Exemplo: a tirania de Hitler.
DEMAGOGIA
A Demagogia é uma ideia política que consiste em apelar a emoções e sentimentos (amor, ódio, medo, inveja, desejo) para ganhar o apoio popular, frequentemente mediante o uso da retórica e da propaganda.
OLIGARQUIA
Regime político em que um único grupo toma as principais decisões. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PRINCIPIO DA LEGALIDADE
O princípio da legalidade representa uma garantia para os administrados, pois, qualquer ato da Administração Pública somente terá validade se respaldado em lei, em sua acepção ampla. Representa um limite para a atuação do Estado, visando à proteção do administrado em relação ao abuso de poder.O mesmo,