Logistica
No atual período no ano, todas as empresas de brinquedos estão trabalhando a todo vapor para atender a demanda proveniente do mercado (por conta do brinquedo ser um produto sazonal) sendo assim.
As datas sazonais são responsáveis por uma boa parte do faturamento no setor de brinquedos. Quase R$ 5 bilhões do total de R$ 14,8 bilhões gerados pelo e-commerce vieram de períodos como o Dia das Crianças e o Natal, que na ordem são a terceira e a primeira melhores épocas de vendas do setor. Oferecer prazos curtos e impraticáveis é uma armadilha para a empresa, que precisa antecipar-se à demanda para preservar a credibilidade.
O atraso nas entregas não só acabam com a expectativa de presentear algum ente querido no dia correto. Ele é extremamente negativo para a reputação de uma empresa desse porte, que pode nunca mais se desfazer da má impressão causada nos clientes.
Prevenção dos atrasos
Utilizamos a experiência no setor para indicar quatro procedimentos fundamentais para operar com qualidade nos períodos sazonais. Um cuidado que não pode faltar as empresa, é o de anunciar apenas aquilo que pode cumprir. Para estipular o prazo ideal para a entrega dos produtos, a empresa precisa ponderar que a demanda é alta para o setor, em geral. Com isso, os fornecedores podem não ter capacidade para fazer a entrega em tempo hábil. O que leva ao outro item.
Ter o chamado plano B pode ser a solução para evitar conflitos com o consumidor. "A Magic toys utiliza mais de um fornecedor. Ele não pode ficar amarrado a um único parceiro. Não só para as data sazonais, porque existem outras situações que fogem ao seu controle, como uma greve."
Processos internos
O desempenho da Magic toys em outras datas comemorativas é um indicador bastante preciso de como deve se comportar o público. Comparar as vendas cotidianas com as projeções para o crescimento da procura nas datas sazonais ajuda a empresa a antecipar os processos internos. Para ficar mais claro, uma empresa que