Gestão de Organizações
Laura – faz entrevistas e contratos de emprego, passa tudo para Fernando Pessoa informalmente, e é a presidente na prática.
Lado positivo da empresa ser ligada ao nome de uma pessoa – faz com que clientes e funcionários se interessem pela empresa, por conta da imagem que a pessoa, no caso o dono passa, de bom caráter, honestidade, compromisso, ética, transparência.
Lado negativo – é que se a pessoa se desliga da empresa, acaba prejudicando o funcionamento, pois clientes diminuem e alguns funcionários se afastam.
A empresa tem um astral legal, é bem informal, um bom posicionamento no mercado de trabalho, e claro, isso faz com que pessoas desejem trabalhar nela.
Número de funcionários: Salvador – 80 / Brasília – 20 / Recife – 30
Definição de departamentos e cargos – Padronizado por agência de propaganda. A estrutura de uma agência de publicidade e propaganda há 30 anos é a mesma de hoje em dia. Uma agência de publicidade trabalha com criação, mas tem uma grande dificuldade de inovar a própria área. A engenho novo, por exemplo está tentando inovar, fazendo um teste de home office, colocando duas pessoas para trabalhar em casa.
Possui líder informal e de uma forma eles possuem tratamento diferenciado dos outros funcionários. Não é uma regra, mas tem certas vantagens que os demais não possuem. Acabam ganhando viagens, passeios e etc.
A empresa costuma motivar seus funcionários. Levando para almoçar, dando dias de descanso, fazendo passeios de lancha.
Motivação financeira – Atendimento e produção, causando intriga entre os outros departamentos.
Mas está sendo estudada a possibilidade de remuneração nos demais departamentos.
Auditorias da empresa: Diretora financeira, 2 em 2 anos contrata uma consultoria, fazem reunião de 3 em 3 meses.
Atendimento e planejamento – Contato com cliente e agência, e elaboração de briefing
Criação –