Gestão de Negócios
Percebi que na empresa a redução de custo foi evidente pelo controle de estoque de estoque que o MRP proporcionou, considerando o Plano Operacional que a empresa deveria atingir no ano e isso fez com que a principal causa de um eventual não atingimento de suas metas fosse a grande quantidade de estoque para suportar a mesma quantidade em vendas.
A empresa teve o melhor uso dos níveis de estoque e tempo de armazenamento, redução dos níveis de estoque com o aumento de seu giro com base na sua aquisição na quantidade e tempo correto; redução do seu ciclo de fabricação e diminuição no atraso de entrega aos clientes.
Referente a VRG na implantação do MRP:
Percebe-se que o sistema de informação interno da empresa era falho, não havia previsões de demanda, não sendo possível a realização de uma previsão de vendas aplicável a demanda da empresa. Com a implantação do MRP a redução de custo operacional vem o controle de estoque que se mostra mais eficaz, com rara ausência de matéria-prima. A análise da capacidade carrega de forma equilibrada os centros de trabalho, reduzindo a ociosidade das máquinas e funcionários e exigindo horas-extras, novas contratações quando for necessário.
Ao meu ver o MRP é viável para outras organizações pela melhoria de desempenho no controle de necessidades de material e nos prazos de produção. Aumenta a produtividade mensal das empresas reduzindo os custos de desperdício de matéria prima. Com isso o preço do produto final também é reduzido ganhando competitividade no mercado.
O que é Suply Chain Management- SCM?
É o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, também poderia ser chamada da atualização da Administração de Materiais. O SCM leva em conta toda a cadeia produtiva quando o aumento da competitividade é visado. O SCM é a cadeia produtiva de todas as partes envolvidas na produção de um item qualquer. O SCM maximiza as potenciais sinergias das partes envolvidas na cadeia