Gestão de Negócios Internacionais - Aula tema 01
Mundo globalização dos mercados, e importância das relações comerciais dos países, garantia de por econômico e sobrevivência das empresas.
A arte de negociar: Negociar é manter relações de parcerias para compra e venda de produtos ou serviços (negociações devem ultrapassar a barreira dos países, mundo globalizado, competitividade).
Seja importando ou exportando, em busca de novos clientes.
Revolução Industrial, século XVIII, origem da globalização, trabalho manual dando lugar a especialização. O excedente produzido destinado a outros países, surgindo a necessidade de aprofundar estudo sobre os negócios de gestão.
Concorrência: transações comerciais entre países – igualdade de condições no novo mercado.
Globalização, integração econômica, política, social, e cultural, entre os países do mundo (aldeia global).
Forças controláveis: criação de políticas governamentais por parte do governo, favorecendo a abertura econômica, facilitando e incentivando a exportação, diminuição dos impostos, criação de leis regulamentando as transações comerciais, e fortalecimento de laços e parcerias entre países.
Forças Incontroláveis: transnacionalização das empresas (não controladas pelo governo) fusões e aquisições de empresas nacionais e estrangeiras, produtos, serviços, e a evolução da comunicação, integralização de mercados.
Desafio dos países em desenvolvimento = fazer parte desse grupo de países que se integram competitivamente na economia mundial (não sendo dividido de maneira igual a todos, prejudicando países em desenvolvimento).
Comercio mundial tem crescido 12x nos últimos 40 anos.
Hiperconcorrência: Instabilidade, Constantes Mudanças, e Mudanças Tecnológicas (instabilidade), bens, serviços, pessoas, habilidades e ideias, cruzando-se livremente as fronteiras geográficas, trazendo novas oportunidades e desafios.
Influencia cultural de uma empresa, pode interferir todo o mundo, devido aos seus produtos.
Tecnologias