Balanco Social OI
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Carolina Nicolau Tobias Damasceno
Profª: Elisangela Masseli
Balanço Social
São Paulo
2015
Iremos analisar e apontar pontos positivos e negativos da empresa OI Telefonia, entre os períodos de 2012 e 2013.
Percebemos nos comparativos entre 2012 e 2013, um aumento significativo nas receitas e no ebitida, com isso as despesas com Folha de Pagamento também aumentaram.
Indicadores sociais internos, tais como: Alimentação; Encargos sociais compulsórios; previdência privada; segurança do trabalho e saúde teve um aumento significativo que está ligado diretamente ao acréscimo de pessoas na folha de pagamento, já a creche e auxilio creche teve um aumento pouco relevante. A empresa não incentiva a educação e cultura para seus funcionários. Um fator negativo é que a capacitação e desenvolvimento profissional teve uma queda significativa de um ano para o outro, com isso a provisão do PLR também diminuiu, pois provavelmente seja distribuído por desempenho. Na visão geral, notamos que o total (valor) dos indicadores teve uma queda relevante e os principais pontos que levaram a isso foram, a PLR e Capacitação e desenvolvimento profissional.
Os indicadores sociais externos deixam claro que a OI é uma empresa preocupada com seus stakeholders, pois os investimentos com o externo são maiores que o interno, porém de um ano para o outro houve uma queda, principalmente nos esportes.
Os indicadores do Corpo Funcional indicam um numero alto de admissões no período, mas infelizmente a quantidade de mulheres que trabalham na empresa representa somente 25% dos funcionários. Vale a pena citar que a maioria dos “colaboradores” é terceirizada, que a empresa possui espaço para estagiários e a contratação de pessoas com necessidades especiais esta aumentando.