Contabilidade Sócio Ambiental
Daniele dos Santos Salomão
Francisca de Santana Pereira
Luísa Lázaro Pires
Magna Carine Ramos Guimarães
Contabilidade Socioambiental – Luciana
RESUMO: O artigo apresenta a analise e comparação dos demonstrativos e investimento na área socioambiental da empresa Copel Telecomunicação S. A. localizada no Paraná com a empresa Oi provedora de serviços de telecomunicações. Sendo que ambas utilizam o modelo Ibase, podemos comparar ambas as demonstrações e identificar como ambas registram seus ativos, passivos, receita, despesas e custos ambientais.
INTRODUÇÃO:
A empresa Copel e a empresa Oi utilizam o modelo de balanço social Ibase, onde procura mostrar para a sociedade suas responsabilidades diante das questões socioambientais.
Analisando o balanço social da Copel é possível verificar um aumento significativo na receita liquida do ano 2010 para o ano 2011, mas em alguns indicadores sociais não houve aumento na mesma proporção. Enquanto a Oi apresenta uma queda em suas receitas, acompanhado de uma redução nos investimentos sociais internos e com pequeno aumento nos indicadores externos.
Em seus relatórios a Oi não demonstra investimentos em educação e cultura, itens que pode refletir de forma negativa para a própria empresa, pois quando a investimentos em educação, os novos profissionais chegam ao mercado de trabalho mais preparado proporcionando assim um aumento na produção e qualidade de serviços. Outros índice que chamam a atenção é da folha de pagamento, que embora demostre um número maior de admissões houve um queda na folha de pagamento, além de uma menor participação nos lucros ou resultado essas reduções pode acarretar perda salarial dos funcionários e consequentemente insatisfação no ambiente de trabalho.
Assim como a Oi e Copel demostra um queda na participação dos lucros e teve um aumento significativo em indenizações trabalhistas, que pode ser causada entre outros