gestão de mudanças
É fato que estas transformações tenham modificado bruscamente as sociedades contribuindo significativamente para a evolução mundial. Nos tempos modernos, as organizações tem sido alvo das mudanças organizacionais, porém as mudanças ocorrem inevitavelmente na rotina das pessoas sob qualquer aspecto, não se restringindo somente ao contexto organizacional. Para Senge (1990):
Talvez pela primeira vez na história, a humanidade tenha a capacidade de criar muito mais informação do que o homem pode absorver, de gerar muito mais interdependência do que o homem pode administrar e de acelerar as mudanças com muito mais rapidez do que o homem pode acompanhar. (SENGE, 1990, p. 76).
As organizações precisam permanecer orientadas às quais mudanças são necessárias, pois Segundo Moura (2002), as inovações deverão ser estudadas e analisadas na estrutura da gestão e que estejam voltadas para as necessidades e expectativas dos clientes, tanto internos quanto externos. Desta forma, evitaria a implementação de recursos desnecessários e inadequados a aquelas nas organizações.
Para Castilho e Campos (2007) a implantação de um sistema de informação pode apresentar certas adaptações para as organizações, como o espaço físico, processos técnicos e administrativos, eliminação de funções,