Gestão de Mudanças
Introdução
Gestão da mudança é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. Pois, são dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente. A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra de paradigmas.
A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança dos acionistas e tempo.
Tipos de Mudança
Mudança incremental
A mudança incremental, também conhecida como mudança de dimensionamento de estrutura, é aquela que possui um impacto menos traumático sobre a empresa como um todo. Por isso ela costuma ser a mais frequente. Neste tipo de mudança, serão introduzidos novos produtos na área de produção e novas tecnologias. Como o nome já diz, os benefícios serão incrementados ao processo que já existe dentro da empresa. O objetivo da mudança incremental é ampliar a capacidade já existente na empresa para alçar novos voos.
Mudança transformacional
A mudança transformacional é uma verdadeira transformação nas formas de produção de uma empresa. É um tipo de mudança profunda no processo de gestão. Nesse caso, a empresa passa por uma grande estruturação interna relacionada à produtos, funcionários e líderes. É um tipo de mudança radical,