gestão de materiais
O presente trabalho a ser desenvolvido, tem como finalidade apresentar conhecimentos desenvolvidos pelos alunos do segundo semestre do curso de gestão Hospitalar na área de gerenciamento de resíduos em serviço de saúde.
Serão analisados neste trabalho, os critério utilizados com o programa de gerenciamento de resíduos sólidos em serviço de saúde da empresa privada, Hospital memorial Arcoverde.
O Hospital Memorial Arcoverde está localizado na cidade de Arcoverde na Av. José Bonifácio n° 1121, no bairro São Cristóvão, no interior de Pernambuco, possui uma excelente estrutura física e possui 220 funcionários, visando à satisfação e bem estar do cliente. Verificamos que o ambiente hospitalar é bem organizado e dividido, como também a limpeza é contínua.
DESENVOLVIMENTO
Os resíduos de serviços de saúde (RSS), comumente associados à denominação lixo hospitalar ou resíduo hospitalar, é o nome que se dá aos resíduos originários de ações em hospitais. São divididos em: resíduos sólidos; resíduos em estado sólido ou semissólido e líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento no meio ambiente.
O Plano de Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS) é o documento que irá apontar e descrever as ações necessárias ao manejo de resíduos gerados nas instituições de saúde. É de competência de todo gerador de resíduos de serviços de saúde elaborar seu PGRSS.
O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente ( RDC 306/04).
Após visita realizada a entidade citada acima, podemos conhecer na pratica como funciona o PGRSS de forma a