GESTÃO DE GRUPOS
Dedicatória…………………………………………………………………….I
Agradecimento………………………………………………………………..II
INTRODUÇÃO 1
DESENVOLVIMENTO DO TEMA 2
GESTÃO DE GRUPOS 2
GRUPOS E GESTÃO DE PESSOAS 3
GESTÃO DE UM GRUPO: 3
FORMAÇÃO DE GRUPOS: 4
O PAPEL DOS PARTICIPANTES NA GESTÃO: 6
REUNIÕES: 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Reconhecendo que um dos principais desafios de nossa sociedade é o desenvolvimento de competências para a Convivência em Grupo, buscamos contemplar os mais importantes aspectos envolvidos nos processos coletivos de relações pessoais e de trabalho, tais como: organização e qualidade, efetividade de comunicação, confiança, liderança e uso do poder, autogestão, valorização da diversidade, mediação de diferenças, tomadas de decisão, etc.
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
GESTÃO DE GRUPOS
Oferecemos como principais instrumentos metodológicos para gestão de grupos:
Jogos Cooperativos - Com objetivos específicos e seguindo as regras de cada Jogo, os jogadores precisam exercitar diversas práticas na arte da convivência para superarem desafios comuns e, juntos, atingirem os objetivos. O empenho cooperativo necessário e a prática de outros valores humanos é a base na qual são reconhecidos padrões de condicionamento de nossa sociedade e a descoberta de múltiplas possibilidades e estratégias de natureza cooperativa e inclusiva.
Liderança Compartilhada - Tem por foco resgatar o sentido essencial da Liderança, proporcionar a verdadeira dimensão da Parceria e do (re)significado do uso do Poder. Propomos uma total revisão de nossas Atitudes individuais e nas estruturas organizacionais convencionais.
Trimembração - Concebida por Rudolf Steiner para o organismo social, consiste numa proposta de organização e gestão coletiva, trazendo uma ampla série de benefícios operacionais, soluções ou modos de encaminhamento para impasses nas relações profissionais, maior agilidade no fluxo de informações,