rrtfhg
470 palavras
2 páginas
Equilíbrio Eletrostático Blindagem eletroestatica é um dispositivo empregado na proteção de aprelhos contra as influências eletricas. Constitui-se basicamente, numa capa ou rede metalica que envolve o aparelho que se quer isolar. A blindagem eletrostática mostra que uma pessoa dentro de um carro atingido por um raio nada sofrerá, posi a estrutura metalica do carro ISOLA SEU INTERIOR das influências eletricas externas.
Na prática, isso pode ser comprovado facilmente, utilizando-se de uma gaiola com um passarinho no poleiro. Eletrizam-se as grades metalicas da gaiola e o passarinho continuará como se nada estivesse acontecendo. Um condutor está em equilíbrio eletrostático quando nele não ocorre movimento ordenado de cargas elétricas. Fornecendo-se ao condutor representado em corte uma a carga elétrica , a repulsão mútua das cargas elementares que constituem faz com que elas fiquem tão longe uma da outra quanto possível. O maior afastamento possível corresponde a uma distribuição de cargas na superfície externa do condutor, situação, aliás, que destacamos nas figuras de condutores que até agora apareceram em nossas aulas. Nessa configuração de cargas, todas na superfície, o condutor possui a sua menor energia potencial elétrica.
Figura 25.1: Um condutor carregado com carga positiva.
O Campo Interno
No interior de um condutor eletrizado, de qualquer formato, o campo elétrico é nulo em todos os pontos, ou seja, .
Isso pode ser constatado simplesmente notando que, se houvesse campo elétrico no interior do condutor, ele agiria nos elétrons livres, os quais teriam um movimento ordenado sob sua influência, contrariando o conceito de condutor em equilíbrio eletrostático.
O Campo Externo
Contudo, da sua superfície para fora, o campo elétrico não será nulo. Porém, nesses pontos, o vetor campo elétrico deve ser normal à superfície, como em , na Fig. 25.1. Se o vetor campo fosse como no ponto da mesma figura, ele teria uma componente tangencial à superfície