Gestão de estoques
1 RESUMO
A gestão de estoques é um grande desafio para as empresas de hoje devido as necessidades de agilidade no atendimento as demandas em um mercado cada vez mais competitivo. Este trabalho tem como finalidade de dar uma breve visão de como funciona os sistemas de gestão dos estoques e os impactos positivos ou negativos desta gestão. Baseado nas experiências vividas em uma empresa com MIX de produtos bastante elevados e com a necessidade de administrar os estoques de uma forma à otimizar o atendimento aos clientes com baixos custos, podemos entender o quão importante e impactante é o processo de Logística para os resultados de uma empresa.
Palavras-chave: Gestão de estoques, fluxo de estoques, inventário.
1 INTRODUÇÃO
O cenário atual brasileiro demonstra um aumento no movimento consumista, adaptando-se ao favorável crescimento econômico, com um maior controle sobre a inflação e sobre o câmbio. Isto faz com que cada vez mais, as empresas, sejam elas fornecedores de serviços ou materiais de consumo, se adaptem em grandes velocidades as necessidades destes novos consumidores.
Mesmo com a recente crise mundial, o Brasil manteve altos índices de crescimento. É um dos países emergentes que mais cresce no mundo, juntamente com a China e a Índia. Perante este cenário, disse o Ministro da Economia, Guido Mantega a repórter Elaine Patricia Cruz da Agência Brasil (CRUZ, Elaine Patricia, 2011), “[...] os desafios do Brasil são a de manter o dinamismo e enfrentar os problemas que essa crise nos coloca [...]”.
É inevitável que a demanda obrigue as empresas a lançar novas tecnologias, novas formas de atendimento e de fornecimento, fazendo com que o mercado brasileiro esteja em constante adaptação. Também é fato que os novos produtos e serviços, lançados constantemente, estão sobre os olhos de uma concorrência voraz, alavancada pelo mercado internacional, atraídos principalmente pelo baixo preço e pela