Gestão de estoques
Lucas Marques Pontelo de Souza lmponts@hotmail.com Trabalho de Conclusão de Curso – Orientador: Professor Me. Sílvio Sousa Wolff
Resumo
Este trabalho é um estudo sobre o conceito de gestão de estoques. É definido o papel dos estoques, sua importância e métodos de utilizá-los com maior eficiência. Diferentes técnicas de controle são apresentadas para possibilitar comparação. Por meio de estudo prévio foi formulada uma estratégia para a gestão de estoques no 11º Grupo de Artilharia Antiaérea. Como metodologia optou-se por buscar em artigos e livros da área de logística e produção conteúdo sobre o tema em exposição. Sequencialmente é apresentado o artigo, realizada a definição e utilidade do estoque para empresas em geral. É comentada a importância da utilização de previsão para o dimensionamento do estoque. Comenta-se sobre o papel dos custos e ferramentas simples para o controle de estoques em empresas sem a possibilidade de controle informatizado da referida área logística. Como conclusão é apresentado o modelo de gestão de estoques para a organização estudada.
Palavras-chave: Gestão de estoques. 11º GAAAe. Estratégia de controle.
Introdução
Este artigo tem por finalidade apresentar um estudo teórico sobre a importância da gestão de estoque, buscando apresentar algumas ferramentas gerenciais de fácil acesso para organizações com poucos recursos, além de proposta de estratégias para seu uso no 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, organização pública escolhida para ser analisada.
A motivação para tal estudo e posterior aplicação é a ausência de procedimentos técnicos na gestão dos materiais na corporação militar em que será aplicada a pesquisa, fato gerador de desperdício de espaço e recursos. A gestão de estoques, nesta organização, aparentemente é realizada de maneira empírica e sem procedimentos consolidados. Como consequência, eleva-se o custo das aquisições realizadas.