Gestão de estoque
INTRODUÇÃO
A cadeia de logística integrada tem como uma das principais finalidades agregar valor ao cliente sob diversas formas. O conceito de valor ao cliente pode ter diversas interpretações, especialmente se você é o cliente em questão. Essas diversas interpretações não devem ser conflitantes entre si; elas devem mostrar vários ângulos do mesmo assunto.
Alto desempenho na cadeia de logística requer maior qualidade nos processos, foco nas necessidades do serviço prestado ao cliente, provendo melhoria substancial na estrutura de custos (repassando para o preço) por meio de todo o processo e redução de prazos (lead times). Uma cadeia de logística tradicional tem um time-to-market (ciclo de reposição) muito extenso, estoque de abastecimento elevado e sobrecarga de custos onerosa.
HISTÓRICO
A palavra logística é de origem francesa, do verbo loger, que na realidade significa alojar. O termo é de origem militar e significa a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Com o passar do tempo, o significado foi se tornando mais amplo, passando a abranger outras áreas como a gerência de estoques, armazenagem e movimentação. A logística empresarial é um campo de estudos relativamente novo da gestão integrada, em comparação com os campos tradicionais de finanças, marketing e produção.
Após a percepção de mudanças no gosto dos consumidores as empresas tiveram que ampliar as variedades de mercadorias. As empresas começaram a peceber que não era vantajoso manter estoques, ao qual geravam custos altos e com isso foi se passando essa função para seus fornecedores ou para as centrais de distribuição, estimulando a entrega freqüente. A partir disso as empresas americanas aceitavam que a única solução para a redução de seus custos e o aumento da produtividade era empregar a logística.
Com essa completa mudança, as empresas estabeleceram uma visão da cadeia total de logística, levando em consideração vários movimentos