Gestão de estoque
Matéria: Gestão de Estoques
Anhanguera Educacional
2014
TIPOS DE ESTOQUE
Ao iniciarmos o trabalho em um a empresa e sermos responsáveis pela gestão de estoque, devemos conhecer sua demanda, segmento, materiais necessários e fluxo de saída e entrada deles, sabendo diferenciar demanda momentânea e a aquisição.
Para facilitar esse conhecimento e o armazenamento correto dos materiais, os estoques foram classificados como:
• Matérias-primas;
• Materiais em processamento
• Materiais semiacabados
• Materiais acabados
Matérias-primas
É o estoque de são necessário para o processo produtivo.
Cada material exige um cuidado de armazenamento, visando sua validade, umidade de fluxo de saída. O uso de ferramentas administrativas deve ser adotado para controlar e evitar o desperdício de materiais e gastos indevidos.
Materiais em processamento
Também conhecidos como materiais em vias, são materiais que ainda não foram finalizados no processo de produção, por isso não podem seguir para o deposito ou para o almoxarifado. Devido a essas especificações seu armazenamento deve ser diferenciado, visando o nível de produção e necessidade.
Materiais semiacabados
A diferença entre os materiais em processamento e semiacabados é pequena.
Enquanto os materiais em processamento são necessários para a transformação do produto, os materiais semiacabados são a fase final para o acabamento de um componente.
Materiais acabados
Os materiais acabados são considerados as peças já acabadas e prontas para serem anexadas ao produto.
Assim que construído o produto, ira ser seguirão para o deposito.
Com o conhecimento nessas etapas e estoques, a gestão será eficaz para garantir o suprimento de materiais, planejamento, controle e programação de estoques e o bom funcionamento da empresa, evitando faltas, paralisação na produção e satisfação dos clientes finais.