Gestão de Estoque
Para manter a competitividade, as empresas sempre de adequaram ao processo de globalização (pois caso não, claramente ficariam obsoletas no mercado), através da implantação de novas tecnologias e de novos processos organizacionais. A globalização, em geral, tem aumentado a competitividade devido às alterações no comportamento dos consumidores, e a instalação de redes internacionais, que, a cada dia, aumentam a concorrência. Deste modo, este trabalho realizou uma explicação conceitual trazendo vários autores referentes ao gerenciamento de estoque, seu conceito, a função do controle de estoque, o objetivo do controle de estoque, a classificação abc, a avaliação dos estoques e custo de estoque.
1.1 Historia
O controle de estoque é tão antigo quanto a propria escrita, foram encontrados nos armazens e celeiros de egipcios e babilonios figuras que representavam um dono de estoque e numeros representando a quantidade em estoque e taxas.
Em figuras na tumba de abydos e em celeiros babilonios, tiveram as primeiras versões de um humilde SKU ( Stock Keeping Unit, que em portugues Unidade de manutenção de estoque) no qual então foram inspirados no deselvolvimento dos metodos de rastreio e na informação de despesa de estoque. A Progressão do estoque mostra um avanço cada vez melhor com mais durabilidade, precisão e nivel de conviniencia. O desejo por um estoque mais confiavel, preciso e rapido levou ao desenvolvimento de softwares ( programas ) Em 1889 um homen chamado Herman Hollerith inventou o primeiro cartão perfurado que pedia ser lido por maquinas. Ao alimentar folhas de papel que haviam pequenos furos em lugares especificos, pessoas poderiam gravar dados complexos para uma variedade de propositos, como por exemplo entrada e saida de trabalho. Isto foi basicamente o precursos para os computadores que podem ler dados em pequenos microchips. E a empresa de Hollenrith até mesmo formou a