Gestão de Estoque
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA
PROFESSOR: NELSON A. ALVES
GESTÃO DE ESTOQUES
ALUNOS
ADRIANO BALDANI CUNHA RA: A37974-6 BETHÂNIA MAYRA DA SILVA SABINO RA: A60DCG-1 CLAUDIONOR ROQUE JÚNIOR RA: A645HC-7 RAFAEL SILVESTRE DE OLIVEIRA RA: A4334I-9 SILAS PACHECO DA SILVA RA: A570IE-6
CAMPINAS
2012
Planejamento de Estoque
Entender o papel estratégico do planejamento de estoques é um grande desafio e de muita importância para um mercado competitivo, pois organizações modernas utilizam a gestão de estoque como uma importante ação estratégica.
Pode-se dizer que o estoque é o acúmulo armazenado de recursos materiais em um sistema de transformação, existente da diferença entre a produção e a demanda. O planejamento de estoque é muito importante para qualquer tipo a empresa, pois através dele evitam-se os desperdícios, desvios, que prejudica o capital de giro.
O estoque incide em operações produtivas porque os ritmos de fornecimento e de demanda nem sempre andam juntos. Os estoques são usados para atender às necessidades decorrentes das diferenças entre fornecimento e demanda na produção.
Todas as operações mantêm estoques de algum tipo. Os itens mantidos em estoques em diferentes operações vão variar consideravelmente em valor. Alguns tipos de operação, como os serviços profissionais, manterão níveis baixos de estoque, enquanto outras, como as operações de varejo e armazém vão manter grandes quantidades de estoque de mercadorias para vendas.
Há quatro principais razões para manter estoque e, portanto, quatro tipos de estoque. São:
Estoque de segurança: tem como propósito compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda.
Estoque em processo: ocorre porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente.
Estoque de antecipação: mais comumente usado quando as