A Célula como Unidade de Vida Microscopia e Estudo da Célula
A citologia é dependente de equipamentos que permitem a visualização das células, pois a maioria delas são tão pequenas que não podem ser observadas sem o auxílio de instrumentos ópticos de ampliação. O olho humano tem um limite de resolução de 0,2 mm. Abaixo desse valor, não é possível enxergar os objetos sem o auxilio de instrumentos, como lupas e, principalmente, o microscópio.
O crédito da invenção do microscópio é discutível, mas sabe-se que em 1590 os irmãos holandeses Franz, Johan e Zacarias Jensen compuseram um artefato rudimentar munido de um sistema de lentes, que permitia a ampliação e a observação de pequenas estruturas e objetos com razoável nitidez. O aparelho foi denominado de microscópio e se constituiu na principal janela da ciência para o mundo além da capacidade de resolução do olho humano.
Teoria celular
A teoria celular foi formulada por dois cientistas,Schleiden e Schwann,em 1839.
A partir das descobertas realizadas no passado,foi elaborada a moderna teoria celular,válida para todos os seres vivos. Os princípios fundamentais dessa teoria são os seguintes:
a) Todos os seres vivos são formados por células; alguns têm o corpo formado por uma unica célula (exceto o vírus).
b) As propriedades vitais de um organismo dependem das propriedades de suas células,onde ocorrem as reações do metabolismo.
c) As células surgem sempre de outras células preexistentes.Cada uma delas contém as informações hereditárias de todo o organismo.
A partir da teoria celular podemos observar que apesar das diferenças entre os mais diversos tipos de células, todos os seres vivos são constituídos por elas.
Principais Organelas:
1- Ribossomos
2- Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)
3- Retículo Endoplasmático Liso (REL)
4- Complexo de Golgi
5- Centríolos
6- Lisossomos
7- Mitocôndrias
8- Nucléolo
9- Núcleo
10- Peroxissomos
11- mitocôndria
12- Cílios e flagelos
Célula Vegetal
*Principais Organelas:
1-