Gestão de custos para tomada de decisões: um estudo no setor hoteleiro
RESUMO
Com o turismo em alta, as redes hoteleiras enfrentam a competitividade procurando-se destacar em sua categoria. O presente trabalho tem como objetivo analisar se os gestores da rede hoteleira estão utilizando a Gestão de Custos para sua tomada de decisão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, na forma de estudo de caso de abordagem qualitativa, e foram enviados questionários aos gestores de dez empresas do setor hoteleiro de Gravatal SC e Laguna SC. O trabalho desenvolveu-se com base em diversas obras de reconhecidos e conceituados autores na área de contabilidade de custos. O estudo de caso apresenta a importância da contabilidade e gestão de custos como uma ferramenta para a tomada de decisões na rede hoteleira, bem como sua estrutura operacional, a partir da revisão da literatura relacionada com os conceitos utilizados nos sistemas de custos. Portanto conclui-se que, com o crescimento do turismo há uma grande necessidade de profissionais mais especializados para a área hoteleira, entretanto é necessário utilizar da gestão de custos para a tomada de decisões.
Palavras-chave: Contabilidade de custos. Rede hoteleira. Tomada de decisão. 1 INTRODUÇÃO O turismo vem crescendo consideradamente em Santa Catarina, aumentando a necessidade da criação de empreendimentos hoteleiros capazes de oferecer conforto e qualidade de serviços, sendo importante ramo gerador de dinheiro e empregos na região.
Com a competitividade no setor hoteleiro, surge a necessidade dos hotéis aperfeiçoarem seus sistemas de gestão, auxiliando no processo de tomada de decisões. A Contabilidade Gerencial para Lunkes (2004, p. 57) “[...] tem nos gestores do hotel seus principais usuários. Ela reporta o desempenho operacional por meio de operações financeiras e não financeiras, visando à tomada de decisões”.
A rede hoteleira vem passando por mudança com o surgimento de novos hotéis, tornando