Desenvolvimento social
Letícia Borges de Almeida*
Luísa Dangoni de Paula*
RESUMO
Com o mercado cada vez mais competitivo, é de extrema importância que as empresas saibam identificar seus custos e como geri-los. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em hotéis de Uberlândia- MG, sobre a utilização de informações de custos no processo gerencial. Comenta ainda a importância das informações sobre custos e demonstra os resultados que foram obtidos em relação à utilização de sistemas de custeio. Após analisar o resultado da pesquisa aplicada, notou-se que os hotéis apesar de perceberem a importância das informações sobre custos, precisam utilizar mais no seu gerenciamento ferramentas que facilitem o fornecimento de informações mais precisas que venham a ajudar no aumento da lucratividade e também competitividade dos hotéis.
Palavras-chave: custos na hotelaria, gestão de custos, custeio em hotéis.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 2- REFERENCIAL TEÓRICO 3- MATERIAL E MÉTODO 4- ANÁLISE DE RESULTADOS 5- CONSIDERÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
1- INTRODUÇÃO
O Turismo é um dos setores da economia que vem se destacando cada vez mais no contexto sócio-econômico. Dentre diversas infra-estruturas básicas, a atividade turística exige uma estrutura específica para servir de apoio ao turista em sua estada: os meios de hospedagem. Incluem-se neste setor pousadas, albergues, motéis, flats, apart-hotéis, hotéis, dentre outros empreendimentos de diferentes categorias, que variam desde unidades mais simples às mais elegantes e sofisticadas atendendo aos mais variados perfis de turistas.
O setor hoteleiro, conforme Coltman (1989, p.163), é um grande empregador e contribui significativamente com a economia através dos salários pagos aos empregados e da arrecadação de impostos. No Brasil, o setor é responsável pela geração, em média, de mais de 550 mil postos de trabalho e contribui com