Desenvolvimento social
Acredita-se que todo desenvolvimento é social, pois sem pessoas e sociedade satisfeita não há base para os desenvolvimentos econômicos e políticos. Outros afirmam ser necessário uma evolução equitativa entre os três, como uma base de evolução para um determinado país e região.
Numa visão pragmática, o desenvolvimento social ocorre a partir do estabelecimento de políticas que facilitam a interação de todos os setores mantenedores de um país, ou seja, só ocorre quando os setores de uma determinada sociedade são beneficiados e respeitados.
Sem justiça social e respeito do pleno direito, um crescimento econômico pode não representar um desenvolvimento social e, se o desenvolvimento político torna-se elitista e não participativo, o país corre o iminente risco de não obter um consciente desenvolvimento social.
Os índices de desenvolvimento social são medidos e comparados entre as nações. A avaliação dos índices de desenvolvimento social parte do estudo sobre a proporção de pessoas que possuem suas necessidades essenciais satisfeitas, como alimentação, trabalho, escola, hospital, habitação, saneamento básico, coleta de lixo e acesso à energia elétrica. No século XXI, alguns estudiosos pretendem inserir o acesso à informação como uma necessidade também essencial.
Depois de avaliar se estas necessidades são atendidas, avalia-se a proporção das mesmas com a de outros países em diferentes situações econômicas, sociais e políticas. Na questão da saúde, um grande desafio é o combate de epidemias, sendo o fato epidemiológico um dos grandes desafios inter-relacionado com as questões ambientais.
Porém, a questão epidemiológica também está interligada com os fatores do saneamento básico, alimentar, escolar e