A Falsa Idéia de Unidade do Brasil
FATEC SP - Faculdade de Tecnologia de São Paulo
DAES – Departamento de Automação de Escritórios e Secretariado
Curso: Gestão de Turismo
Disciplina: Língua Portuguesa IV
Prof° Martha
Aluna: Marina Lima Gaya
Matrícula n°11110092
A falsa ideia de unidade do Brasil
Diante do texto Meditações, de Gilberto Amado, uma constatação: como palavras bonitas e organizadas podem esconder uma grande farsa. Reforça-se o fato de como uma visão sobre a realidade pode ser deturpada pela criação e condição social de um indivíduo.
Nos últimos anos, o Brasil tem recebido um grande fluxo de imigrantes, o que resulta numa rica mistura de raças, culturas e dialetos que somam-se aos já existentes nas diferentes regiões do país.Porém, o fato de que o texto foi elaborado em 1965 não justifica seu erro, porque, mesmo naquela época, o Brasil já se mostrava um território grande em extensão e diferenças étnicas, linguísticas, religiosas e culturais em geral.
Essa ideia de falsa unidade alimentada pelos primeiros integrantes da elite foi passada de criação para criação, tendo como resultado tamanha ignorância.
A riqueza de diversidade que é a cara do Brasil, e é o que faz se nós um povo único, e não uno. O Brasil não tem uma única cara, pois possui todas elas em coexistência.
E a geração dos ignorantes continua, e não está longe dos cargos de poder político. Esses que insistem em não ver as necessidades do nosso povo, que se diferem a cada canto. Esses sim são todos iguais, e sua ignorância é que é una, integral e totalitária.