Gestão de compras
CONCEITO: Pode- se conceituar a Administração de Materiais como a atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. (Francischini e Gurgel, 2002).
ATIVIDADE QUE PLANEJA, EXECUTA E CONTROLA COM EFICIÊNCIA E ECONOMIA, DESDE A COMPRA ATÉ A ENTREGA PARA O CLIENTE.
DEFINIÇÃO: Um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
PAPEL DO ADMINISTRADOR: É o profissional a quem cabe o gerenciamento, o controle e a direção da empresa na área de materiais, buscando os melhores resultados em termos de lucratividade e produtividade.
IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: Gerenciar os recursos materiais de maneira correta, eficiente e econômica, desde a matéria-prima até o produto acabado. Propiciar a empresa produzir mais, com custos mais baixos.
FUNÇÕES DA ADM DE MATERIAIS:
* COMPRAS: O que comprar: qual a necessidade da empresa, qual material é necessário para suprir o setor de produção ou se for uma revendedora, qual o produto necessário para o setor de vendas. Como por exemplo: Uma loja de roupas – no verão – ela vai conseguir vender roupas de frio? Ela precisa ter isto em grande quantidade em seu estoque ou ela precisa ter roupas de verão, para suprir sua demanda?
O setor de Administração de Materiais – deverá trabalhar de forma integrada com os demais setores da empresa. Por exemplo: o setor de compras deve saber qual a forma de pagamento que a empresa está apta a praticar, por que não adianta fazer uma compra com boleto para pagamento em 30 dias se a empresa não poderá pagar com este prazo.
Como comprar: Por exemplo: o setor de compras deve saber qual a forma de pagamento que a empresa está apta a