Gestão de Categorias
Como gerar valor no relacionamento com fornecedores
Autor: Claudio Mitsutani ( claudio@atmanconsultoria.com.br )
Engenheiro formado pelo ITA, Mestre em Energia pela USP, MBA pela Universidade de
Pittsburgh. Fundador e CEO Atman Treinamentos e Consultoria Empresarial, Professor visitante de pós-graduação da FIA-USP e FIPE -USP, ex-professor da ESPM ,Palestrante, Coach de
Executivos , Experiência Executiva e Consultiva em posições de Direção Regional e Gerência
Sênior em empresas como Laboratórios Wyeth , GE, Gemini Consulting, Otis e Rhodia.
Organizador e co-autor do livro “ Gestão Estratégica de Compras” a ser lançado em 2014.
Objetivo do artigo
A gestão de categorias de compras é uma das abordagens fundamentais da gestão estratégica de compras. Para gerar valor econômico, garantir o abastecimento, gerar inovação e gerenciar riscos é necessário conhecer e trabalhar individualmente cada uma das categorias de compras das organizações. Empresas líderes na gestão de compras adotam esta abordagem. Neste artigo iremos discutir quais são algumas das necessidades prévias e as atividades metodológicas ( passo a passo) da Gestão de Categorias de Compras.
Introdução
Muito se fala que a gestão de compras e contratações das organizações deve ser tratada estrategicamente. Ela pode afetar a lucratividade, garantir o abastecimento e gerir riscos de fornecimento da organização. Enfim, gerar valor para organizações. Porém poucas empresas têm efetivamente conseguido isso. Ter uma gestão de compras forte e valorizada. Na maioria das empresas, a gestão de compras é tratada de forma secundária e operacional. Existe uma série de razões para isso: motivos históricos, culturais e tecnológicos. Porém um ponto que comum é a falta de conhecimento sobre o que fazer e como fazer na prática a gestão estratégica de compras.
Quais são e como usar as ferramentas e métodos mais eficazes na gestão de compras. Por exemplo: como capturar valor