Aula IX certificacoes
Brasília-DF, 2013
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
MÓDULO II
CERTIFICAÇÕES
Willem Wily de Paula Barbosa
Engenheiro Ambiental
Especialista em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Governança
Geomensor
Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental
Abordagem sistêmica
Abordagem sistêmica
Abordagem sistêmica
Sustentabilidade
Construções sustentáveis
Uma edificação sustentável é aquela que pode ser construída e operada em longo prazo, gerando o menor impacto ambiental possível, preservando de maneira sistemática os recursos naturais, sociais, políticos e etc...
Construção sustentável
1. Planejamento Sustentável da obra
2. Aproveitamento dos recursos naturais
3. Eficiência energética
4. Gestão e economia da água
5. Gestão dos resíduos na edificação
6. Qualidade do ar e do ambiente interior
7. Conforto termo-acústico
8. Uso racional de materiais
Estes passos são utilizados nas diretrizes das principais certificadoras mundiais dos chamados selos verdes e imprescindíveis para se alcançar o objetivo final de uma edificação sustentável e saudável para atendimento das necessidades humanas.
Selos verdes ou certificados ambientais são atestados de cumprimento de pré-requisitos que visam garantir o menor impacto ambiental e o menor consumo de energia para, reformas, operacionalização e construção de novas edificações.
No inicio dos anos 90. Liderados pela Inglaterra, Estados
Unidos e Canadá preocupados com as metas e indicadores ambientais, apresentam as primeiras metodologias para avaliações de empreendimentos de construções. Green Building Council Brasil – LEED
O LEED é um sistema de certificação que foi visivelmente influenciado pelo BREEAM (Inglaterra), tendo estrutura e conceitos muito semelhantes, mesclando aspectos prescritivos e de desempenho, onde também há versões para usos específicos de edifícios. Segundo o check list as novas edificações são avaliadas conforme tabela a seguir.
Pode ser classificada em silver, gold ou platinium