GESTÃO DE BENEFÍCIO
Tema: Administrando em tempos de mudança
ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE NEGÓCIOS
A Teoria do Negócio.
O que fazer é hoje o maior desafio enfrentado pelos dirigentes de empresas, em especial daquelas que tiveram sucesso por muito tempo e hoje enfrentam problemas aparentemente insolúveis.
Qual é o motivo deste aparente paradoxo? É que as hipóteses sobre as quais a organização foi construída não coincidem com a realidade do mercado. São essas hipóteses que mudam o comportamento e ditam as decisões das organizações.
Uma teoria do negócio tem três partes:
Primeiro, existem hipóteses a respeito do ambiente da organização.
Segundo, existem hipóteses a respeito da missão da organização.
E em terceiro, existem hipóteses a respeito das competências essenciais necessárias a realização da missão da organização.
A primeira reação de organização cuja teoria está se tornando obsoleta é, quase sempre, de enterrar a cabeça na areia e fingir que nada esta acontecendo.
A reação seguinte é de tentar remendar, mais isto nunca funciona. Ao contrario, quando uma teoria dá os primeiros sinais de obsolescência, esta na hora de se perguntar novamente quais são as hipóteses, a respeito do ambiente, da missão e das competências básicas. .
Existem duas medidas preventivas:
A primeira é o que chamo de abandono.
A segunda media preventiva é estudar o que acontece fora da empresa.
E quando a empresa atinge seus objetivos originais? Atingi-los não é motivos para comemorações, mais para novas reflexões.
Qualquer organização que dobre de tamanho em pouco tempo certamente ultrapassou sua teoria. Ela precisa se fazer novamente as perguntas a respeito de seu ambiente, sua missão e suas competências essências.
Planejamento para a incerteza
A incerteza na economia, na sociedade, na política – cresceu tanto que tornou inútil o tipo de planejamento ainda praticado pela maioria das empresas: a previsão