Gestão de benefícios
Quando o assunto é atrair e reter talentos, uma grande ferramenta para a gestão de pessoas são os benefícios. As empresas têm tomado consciência que seus objetivos organizacionais são conquistados na medida em que investem na satisfação das necessidades básicas dos empregados. O forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade foram responsáveis por uma expressiva constatação na maioria das organizações: o grande diferencial, as principais vantagens competitivas das empresas decorrem das pessoas que nelas trabalham. A pessoa mantém e conserva o “status já existente, e são elas que fazem e fortalecem a inovação”. O programa de benefícios deve atender tanto a organização como aos seus colaboradores, objetivando diagnosticar os principais fatores de motivação dos empregados por meio de benefícios e quais as práticas que as empresas devem adotar para administrarem com eficácia seus pacotes de benefícios. O projeto reúne informações indispensáveis sobre os pacotes de compensações que as empresas costumam oferecer aos seus colaboradores. Constatou-se que há várias formas de remunerar sejam em salário como em benefícios, sendo remuneração direta – salário, enquanto remuneração indireta – benefícios.
Destacou-se a remuneração indireta que é comum a todos os empregados independentes do cargo, porém varia de acordo com o nível hierárquico.
Os Benefícios compõe a remuneração total do trabalhador, são certas regalias e vantagens concedidas á título de pagamento adicional dos salários.
Cada organização define seu plano de benefícios para atender às necessidades dos seus funcionários. Foi elaborada uma pesquisa da relevância dos benefícios nas organizações, ao qual foi aplicada mediante questionário alternativo, empregando técnicas e tratamentos estatísticos. Os dados coletados passaram por processos de triagem e análises, visando à obtenção de alto grau de consistência,