Gestão de ativos de ti
GESTÃO DE ATIVOS DE TI
Quantos gerentes não se confrontaram com as seguintes questões: Quantos PCs a empresa possui? Qual o numero de notebooks que temos na companhia? Quantas cópias de determinado software estão instaladas? Temos os requisitos de hardware e software para implementação de um novo sistema? A verdade é que hoje, muitas corporações têm dificuldade em responder tais perguntas e, acredite, muitas sequer têm as respostas, pois o grande desafio que falamos aqui é de uma Gestão eficiente de Hardware e Software.
O que é Gestão de Ativos de TI?
Significa gerenciar todo o ciclo de vida de um parque de equipamentos em informática, desde o planejamento para aquisição, solicitação, recebimento do equipamento, instalação, movimentações e descarte do mesmo para o estoque.
O Gerenciamento de Ativos de TI pode ser visto como o eixo entre as forças de Finanças (que envolve dinheiro e conformidades) e de Serviços (que envolve mudanças e melhorias). O Gerenciamento de Ativos de TI representa ou compreende todos os sistemas, processos e controles para medir e gerenciar os ativos de TI e seu ciclo de vida em uma organização.
Ativo, de acordo com a NBR ISO/IEC 27002, “é qualquer coisa que tenha valor para a organização”. Gestão de Ativos, portanto, significa proteger e manter os ativos da organização. Para que eles sejam devidamente protegidos, devem ser primeiramente identificados e levantados, com proprietários também identificados e designados, de tal forma que um inventário de ativos possa ser estruturado e posteriormente mantido. As informações e os ativos ainda devem ser classificados, conforme o nível de proteção recomendado para cada um deles, e seguir regras documentadas, que definem qual o tipo de uso é permitido fazer com esses ativos.
O Gerenciamento de Ativos de TI foi contemplado como um conjunto próprio de
Melhores Práticas como tantas outras disciplinas com o surgimento do ITIL versão 3 em