Contabilidade
O grupo de contas é utilizado para classificar os elementos do patrimônio na hora do registro, de modo a facilitar a análise e compreensão da situação da companhia. No ativo, as contas aparecem de forma decrescente de acordo com o grau de liquidez dos elementos nelas registrados, como ativo circulante, ativo não circulante. Já no passivo, aparece como passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido. Essa divisão e classificação facilita na hora da análise, ajudando o contador a achar com mais facilidade os elementos nos seus respectivos grupos de contas.
De acordo com o art.182. a conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela não realizada. No ativo e no passivo, também há vários critérios de classificação para os mesmos, especificados em artigos.
Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração discriminará o saldo do inicio do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial. As reversões de reservas de lucro do exercício, transferências para reservas. A demonstração de lucros acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia. Já