Gestão de atacado e varejo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO- EAD
VICTOR PONTES
GESTÃO DE ATACADO E VAREJO
Salvador
2014
1. AMBIENTE ORGANIZACIONAL
O ambiente organizacional é uma construção que pode ser vista a partir de uma série de perspectivas. Segundo Richard Hall (1984), o ambiente organizacional pode ser definido como o conjunto de todos os fenômenos externos à população de organizações em análise que a influenciam de forma real e/ou potencial.
Já W. R. Scott (2003), divide o ambiente organizacional em ambiente técnico e o ambiente institucional. O ambiente técnico envolve questões operacionais, como relacionadas a recursos e resultados e o ambiente institucional inclui valores e regras que afetam as organizações.
Podemos resumidamente afirmar que ambiente organizacional é tudo o que envolve uma dada organização, interna ou externamente. englobando portanto o ambiente geral, ambiente operacional e ambiente interno.
O ambiente geral é formado por um conjunto amplo de variáveis externas que envolvem e influenciam indiretamente todas as organizações. Para Chiavenato (2000), essas variáveis são tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas.
As variáveis ou fatores tecnológicos são a aplicação do conhecimento científico na organização. A medida que a tecnologia avança, novos setores industriais, mercados aparecem nichos competitivos.
Os fatores socioculturais são as tendências sociais implícitas no modo como as pessoas pensam e agem. Distribuição geográfica, densidade populacional, idade, níveis de escolaridade, modelos de parentesco, etc. fazem parte destes fatores. Essas variáveis têm implicações para a administração da força de trabalho, as ações corporativas sociais e as decisões estratégicas sobre os produtos e mercados.
O ambiente nacional e internacional é um importante contribuinte para outro componente do macro ambiente: a economia. O ambiente econômico é composto