Centro de Distribuição na logistica
O comércio varejista é o mais visto no Brasil, pois o crescimento econômico do país acontece com o desempenho deste comercio. Com alguns dados percebemos a importância do comercio varejista. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2007 (IBGE, 2007), que realizou uma pesquisa mostrando alguns dados, sendo 41,13% da receita operacional liquida de todas as atividades comerciais no Brasil e 84,41% das empresas, sendo responsáveis por 38,85% de todas as compras realizadas na economia nacional, além de empregarem 75,71% da mão-de-obra no país. Com esses dados percebemos que o comercio é necessário para o crescimento econômico do Brasil. O comércio é dividido em três macro-divisões sendo: comércios de veículos, peças e motocicletas, comércio por atacado e comércio varejista.
Com esta pesquisa vê-se a importância do varejo para a parte econômica e social do Brasil, o comercio vai além do simples. O mesmo tem uma grande influencia nas atividades empresariais, e é vista no relacionamento com a indústria, quanto no emprego de mão-de-obra, já que são contratadas uma grande quantia de pessoas que residem próximas às suas lojas, assim contribuindo para o desenvolvimento econômico do local onde estão as lojas
Definição de Varejo
Varejo é quando a compra ocorre em pequena quantidade, sendo assim, quando uma pessoa compra entre um á quatro produtos, independente se for produto ou serviço.
De acordo com Parente (2000, p. 22) o varejo "consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor final" .
Existe grande diferença entre varejo e atacado. Varejo é quando a compra é efetuada pelo consumidor final, já o atacado são compras efetuadas por revendedores, o mesmo é atacadista, ou seja, pessoas que tem seu comercio por isso compram em grande quantidade, chamando assim de atacado.
Algumas vezes um varejista pode vender seus