gestão de armazenamento e embalagem
CURSO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Disciplina: GESTÃO DE ARMAZENAMENTO E EMBALANGENS
Acadêmico: Luiz Gustavo Paschoal
GESTÃO DE ARMAZENAMENTO E EM
Em todo o negócio onde as receitas provem da venda de produtos e serviços a principal questão a ser resolvida é como fazer o meu produto chegar ao consumidor, local e momento adequado.
Veja as seguintes situações ilustrativas: apresentar um produto como bolsa ou sandálias para um público masculino, fazer a entrega de um produto congelado no ambiente de trabalho de um consumidor, onde talvez seja improvável que ele tenha um freezer disponível para armazenamento deste até o momento dele ir para casa ou ainda não adianta ser entregue um almoço apenas depois das 15:00 já que a maioria dos consumidores devem estar almoçando entre 10:30 e 14:30.
Estas atividades de o que vender, para quem, quando e como entregar são responsabilidade da correta definição de que tipo de canal de distribuição deve ser implementado. Santos(2011) define o canal de distribuição como o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato. Ou seja, canal de distribuição é a área de Marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores.
Em função disto existem algumas estratégias de distribuição muito utilizadas pelas organizações:
Sistema de distribuição direta é um tipo de canal de distribuição que não utilizam intermediários, pois a empresa vende seus produtos diretamente ao consumidor final. Nesta categoria encontram-se as vendas por catálogo e porta-a-porta. Empresas como a Dell faz a venda pelo seu site de e-commerce diretamente às pessoas físicas ou jurídicas sem a utilização de um showroom ou seja o cliente não tem contato físico com o produto, conhecendo-o apenas por meio da descrição e fotos do mesmo. Já a Natura e Avon utilizam a venda porta-a-porta e catálogo, mas