Gestão de Aeroportos
O que é Aeródromo?
Toda área destinada ao pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.
O que é Aeroporto?
Aeródromo publico dotado de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de passageiros.
Como se classificam os Aeródromos?
Civil – Aeródromo destinado, em princípio, ao uso de aeronoaves civis.
Comunitário – Aeródromo público destinado a servir pequenas cidades e para ser utilizado por aeronaves leves, vedada a operação de aviação regular.
Privado – Aeródromo civil que só será utilizado com permissão do proprietário, sendo também vedada a sua exploração comercial.
Público – Aeródromo civil destinado ao tráfego de aeronaves em geral.
Transitório – Aeródromo civil, para uso provisório e destinado a atender aos projetos de desenvolvimento, construção de estradas, usinas, barragens, proteção à lavoura, pesquisa mineral ou exploração de jazida e situações de emergência ou calamidade pública.
Restrito – Aeródromo público construído em áreas de propriedade pública de uso reservado do órgão que o construiu e que tem sob sua administração cuja exploração é vetada, só podendo ser utilizado com autorização da respective entidade pública.
O que é um Heliponto?
São áreas homologadas ou registradas, ao nível do solo ou elevadas, utilizadas para pousos e decolagens de helicópteros.
Como está classificado os Helipontos?
Civis – destinados, em princípio, ao uso de helicópteros civis.
Elevados - aqueles instalados sobre edificações.
Militares – destinados ao uso de helicópteros militares.
Privados - helipontos civis destinados ao uso de helicópteros do proprietário ou de pessoas por ele autorizadas, sendo vedada a sua utilização em caráter comercial.
Públicos – helipontos civis destinados ao uso de helicópteros em geral.
Heliportos – Helipontos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de helicópeteros e de embarque e desembarque de