Gestão das organizações
1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)
a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)
Princípio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.
Princípio da Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada. (Chiavenato, 2000)
b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)
As principais críticas a Teoria Científica se dá a abordagem robotizada do Ser Humano, em que o mesmo precisa seguir processos padronizados e específicos, pressupondo que o indivíduo e incapaz
Diante do cenário mundial pós Revolução Industrial I e II, surgiram várias teorias dentre elas a de Taylor que tem como vertente o estudo do processo industrial de baixo para cima, analisando cada tarefa, o tempo de execução, movimentos e os processos. A partir da análise da operação surgiu a Teoria científica ou Escola Científica , sofrendo várias críticas e dentre as