Gestão da tecnologia da informação
DIEMES BETIM SIQUEIRA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar os detalhes das redes sem fio padrão IEEE 802.11 e seus protocolos de segurança WEP-Wired Equivalent Privacy e o WPA-Wi-Fi Protected Access. Primeiramente damos uma pequena introdução sobre o princípio das redes wireless, buscando mostrar ainda suas vantagens, seus aspectos de segurança, suas características e fragilidades.
Palavras-chaves: Padrão IEEE802.11, segurança de redes, Weireless, WEP, Criptografia.
1- INTRODUÇÃO
As formas de comunicação dos computadores vêm evoluindo ano após ano, E o rápido crescimento da Internet criou uma demanda concorrente pelos benefícios que ela traz como portabilidade, flexibilidade e produtividade aumentada e hoje é notável o crescimento da comunicação via rádio. As redes via rádio destinadas a fazer o papel das redes locais são denominadas Redes Wireless, conhecidas também como comunicação sem fio.
“As redes sem fio consistem em redes de comunicações por enlaces sem fio como rádio freqüência e infravermelho que permitem mobilidade contínua através de sua área de abrangência. As redes sem fio são compostas por sistemas móveis, que têm como principal e mais difundido representante as redes celulares.” (Bezerra, 2004).
As redes Wireless constituem uma forma flexível e passível de mudança contribuindo assim, para o barateamento na implantação de redes de computadores, pois em alguns casos dispensa o uso de infra-estrutura de cabeamento estruturado, na figura 1. abaixo mostra os elementos de uma rede sem fio.
Figura 1: Elementos de uma rede sem fio. Fonte:( KUROSE, JAMES F. E ROSS, KEITH W.,2006)
Atualmente as redes sem fio são definidas em três padrões de troca de informações sem fios, sendo: WLAN (Wireless Local Area Networks) definidas pelo padrão IEEE 802.11 e de acordo com Silva (2004) e Swaminatha (2002) apud