Gestão da Produção
Novas Ferramentas de Gerenciamento de Produção
Resumo: A preocupação das organizações com relação aos problemas de gestão tais como a qualidade, a produtividade, o planejamento e o controle da produção crescem a cada dia. Em praticamente meio século foi constituído várias transformações e avanços tecnológicos que determinaram o desenvolvimento de novas formas de gestão da produção. O procedimento técnico utilizado neste artigo foi um aprofundado estudo bibliográfico levantando informações precisas para um bom entendimento do assunto abordado, apresentando novas ferramentas e discutindo seus impactos, particularmente em relação à forma como o sistema produtivo industrial é organizado e gerenciado. Este estudo serviu para mostrar que a gestão da produção é um campo amplo e que todas as mutações sofridas ao longo do tempo serviram para melhorar o sistema no local onde se insere.
Introdução
Os últimos cinqüenta anos constituíram uma época de grandes mudanças na gestão e organização do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanças foram marcantes nesse período. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informação, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações. O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recurso humanos. Estes passaram a ser vistos, principalmente a partir da década de 1980, como a principal fonte de vantagem competitiva das empresas. Um diferencial que, bem gerenciado, pode alavancar a empresa a patamares de crescimento e desenvolvimento significativos.
1. Visão Mundial
O ano de 1955 marca o início do modelo conhecido como “produção em massa”, em sua forma amadurecida. Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o