Gestão da produção
• Definição clara do escopo do projeto: o gerenciamento do escopo consiste no planejamento e na definição clara dos objetivos do projeto; na criação de EAP e na verificação e controle desse escopo;
• Ambiente e circunstâncias dos projetos: gerenciamento do ambiente no qual o projeto está inserido como, por exemplo, consulta às normas que regulam o uso e a ocupação do solo, legislações ambientais; identificação dos fornecedores, mão de obra e equipamentos.
• Custos: o gerenciamento de custos e aquisições envolve a estimativa e o controle de custos, bem como o planejamento das compras, aquisições e contratações.
• Prazo: gerenciamento do tempo do projeto, visto que este é responsável pela definição e sequenciamento de atividades; pela estimativa de recursos e duração de cada atividade; e pelo desenvolvimento do cronograma.
• Mapeamento dos "stakeholders": processo que envolve determinar as pessoas e organizações que podem afetar de forma positiva ou negativa, ou exercer influência, nos objetivos e resultados do projeto. Consiste ainda em identificar os interesses, as necessidades e as expectativas de cada parte envolvida, quantificando os graus de poder/influência e interesse de cada um, a fim de garantir um projeto bem sucedido.
2. Definição do "driver"
• Definição do item mais importante para projeto, seja ele o escopo, o prazo ou o custo. A partir disso, é necessário um gerenciamento da qualidade do projeto, que busca a realização da garantia e do controle da mesma. É necessário ainda um gerenciamento dos riscos do projeto, através da identificação e das análises quantitativa e qualitativa dos mesmos; além de monitoramento e controle.
3. Seleção de projetos e Definição da equipe
• Definição da estrutura da equipe: é necessário o gerenciamento de recursos humanos, visando planejar esses recursos por meio da contratação ou mobilização e desenvolvimento da equipe do projeto. A empresa deve adotar uma estrutura projetizada ou