Gestão da informação no ambiente de projetos
Administrar tem se tornado a cada dia uma tarefa complexa devido aos ambientes altamente competitivos e instáveis. Deste modo as empresas de sucesso são aquelas que conseguem se antecipar ou reagir rapidamente às mudanças no ambiente. É assim que os projetos ganham importância, pois é através deles que as empresas conseguem realizar mudanças necessárias para se manterem competitivas no mercado.
Os projetos devem utilizar informações consistentes para que se tenha sucesso. Por isso, a gestão da informação é um fator extremamente importante na gestão de projetos. Sem informação ou com informações não seguras maior o risco do projeto. É fundamental que a informação corra entre as equipes e consequentemente com os stakeholders. Por existir reuniões, interação com o ambiente, utilização da informação, o projeto gera aprendizado para a empresa. Toda empresa aprende, mais nem toda tira proveito deste aprendizado, por exemplo , aprender com as lições aprendidas de projetos anteriores. Para um bom aproveitamento, é importante que a empresa guarde, registre os conhecimentos adquiridos e produzidos. E com isso essa informação deve ser passado para os funcionários certos, no momento certo.
Os projetos buscam informações externas (mesmo as atividades onde a fonte de informação seja externa, existe a necessidade de um sistema para armazenar e comunicar de forma que possibilite a troca e tomada de decisão de maneira segura e eficaz.) além de informações internas da empresa, assim o projeto produz informações com valor e gera conhecimento para a empresa.
O sistema de informação fornece acesso e confiança para a informação. Quanto a gestão do conhecimento nos projeto, a propagação do conhecimento é facilitada em empresas de pequeno e médio porte.
Os projetos são únicos, portanto faz parte da rotina de trabalho o aprendizado contínuo durante a sua