Gestão da eduação
Com o objetivo de fazer um panorama geral da Escola de Ensino
Fundamental Fontoura Ilha, coletamos dados importantes para mapear o ensino e a aprendizagem dos alunos da escola.
A EEF Fountoura Ilha é uma escola considerava de periferia, com seus alunos vindos de locais como Vila Lída, Natal, Renascença, e Oliveira.
Chegamos e esperamos a diretora nos atender, enquanto isso, visitamos os espaços e ouvimos os alunos. Depois voltamos e começamos a entrevista.
No total de 519 alunos e 22 turmas, são distribuídas 14 turmas nos anos iniciais e 8 nos anos finais. Do total de alunos, 3 são deficientes, um cadeirante um com problemas neurológicos sérios e outro autista, todos com auxiliar . A escola é equipada e adaptada as defiencias, principalmente ao cadeirante, tendo duas rampas, uma em frente à escola e outra no pátio, que foi vistoriado pelos corpo de bombeiros e não está de acordo com as normas, mas que iam ser resolvidos com o engenheiro da obra. Além das rampas, o banheiro também é adaptado ao aluno, dando todo o suporte a ele para que se sinta bem em meio a escola. Já em falando no atendimento desses alunos, temos o AEE na escola, funcionando nas terças e quintas, durante todo o horário escolar.
Com seu PPP já desatualizado, está atualmente, sendo reformulado, contendo nele a sua missão, a clientela, os dados sobre a aprendizagem, relação com as familias, os recursos, as diretrizes pedagógicas e o plano de ação. A escola tem uso de tecnologia na sala de informática, que é usada principalmente pelos alunos da tarde. Segundo a direção da escola, os professores de todos os anos tiveram uma formação só para o uso desta sala, aí fica critério dos professores usarem ou não, o que na maiorias das vezes
acontecem