Gestão da Dívida Mobiliária e Operações de Mercado Aberto
Tesouro Direto
LFT
A LFT é um título pós-fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa
SELIC, a taxa de juros básica da economia. Sua remuneração é dada pela variação da taxa SELIC diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra1.
A LFT possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a compra e recebe o rendimento apenas uma vez, na data de vencimento do título, junto com o valor do principal2. A figura abaixo ilustra o fluxo de pagamentos da LFT:
Valor de
Resgate
Investidor realiza a compra e transfere os recursos
Juros
Principal
Data da Compra
Taxa de Juros efetiva no período
(SELIC)
Principal
Preço
Unitário
Data do Vencimento
Investidor recebe o retorno de seu investimento
1
O deságio (ágio) da LFT é uma taxa acrescida (deduzida) à variação da SELIC para aferir a rentabilidade do título de acordo com uma menor (maior) demanda pelas LFT. Na ocorrência de deságio, o investidor recebe a SELIC mais o valor do deságio. Na hipótese de ágio, o investidor recebe a Selic menos o ágio. Na página de consulta de preços e taxas dos títulos, a coluna da taxa de venda ou compra da LFT apresenta o valor 0,00% caso o título esteja sendo negociado ao par, ou seja, sem ágio ou deságio.
Ela pode estar preenchida com valores positivos, como 0,03%, o que significa deságio de 0,03% ao ano sobre a taxa SELIC, ou valores negativos, o que significa ágio sobre a taxa SELIC registrada para remuneração do título.
2
Existem títulos que pagam o rendimento da operação ao longo do investimento, por meio de cupons periódicos de juros. No âmbito do Tesouro Direto, as NTN-F e as NTN-B efetuam pagamentos semestrais de cupom de juros. Por sua vez, as LFT, LTN e NTN-B Principal possuem fluxo simples e efetuam o pagamento do principal acrescido do rendimento