Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
A Interatividade (tecnológica) e a Educação
Resolvi abordar o tema por ser um assunto que me interessa o aprofundamento para o meu TCC.
Com o avanço tecnológico, muito se fala no uso de tecnologia no auxílio a educação, porém existe uma grande falta de conhecimento para se abordar o tema.
Cada vez mais o computador deixa as casas e escritórios para se tornarem essenciais nas escolas.
Hoje o termo mais comum a se usar é o de aprendizagem, não mais educação.
A escola deveria ser capaz de despertar a curiosidade total da criança, e proporcionar a ela experiências possíveis do conhecimento e que discutisse com ela seus próprios interesses.
Até que ponto a interatividade por meios eletrônicos tem influência nos processos educacionais brasileiros?
Os programas que temos de inclusão dos computadores nas escolas, sejam elas públicas ou particulares, cometem um grande erro quando acreditam bastar a existência do computador na escola para que ele imediatamente passe a interferir no mundo educacional do aluno.
Quando se fala em uso de tecnologia em países desenvolvidos o assunto é antigo e eles já alcançaram outros níveis de discussão, no Brasil mesmo a muito tempo já tendo sido abordado o tema se avançou pouco. Fora do Brasil existem projetos de formação para o professor, bem estruturados onde usam a tecnologia integrada ao currículo escolar.
Não conseguimos separar a aprendizagem formal (escolar) e aprendizagem não-formal (meios eletrônicos).
Temos um índice mínimo em desenvolvimento de Softwares capazes de auxiliar e estimular o aprendizado.
Não se entende que o computador é uma apenas uma máquina, o uso depende das ferramentas que ali estarão disponíveis para ajudar no ensino.
Há uma política de inclusão de computadores nas escolas, mas não há política de formação de professores para seu uso. Para evoluirmos é preciso dar ao professor não somente ferramentas, mas o conhecimento para seu uso, os professores