Gestão ambiental
GESTÃO AMBIENTAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Graduação
1
GESTÃO AMBIENTAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O ESTADO DOS AMBIENTES
Nesta unidade, encontraremos alguns dos mais importantes biomas encontrados no Brasil, bem como algumas definições de ordem ecológica, tais como, desertificação, tipos de aterros sanitários, situação de degradação em ambientes costeiros, efeito estufa, aquecimento global, enfim, uma série de informações, que ao longo do curso, lhe propiciarão condições de intervir em prol da melhoria das condições de vida dos seres vivos e, conseqüentemente, ampliar o leque de oportunidades de sobrevivência de todas as espécies.
OBJETIVO DA UNIDADE: desenvolver o conhecimento dos ecossistemas brasileiros, propiciando ao aluno condições culturais, sociais e profissionais de atuar em prol do bem estar físico do ambiente e, conseqüentemente, do futuro deste e de todas as futuras gerações de seres vivos.
PLANO DA UNIDADE:
• • • • • Apresentação dos Biomas Brasileiros. Áreas desmatadas e desertificadas. Ambientes aquáticos erodidos. Aterros sanitários. O efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Bons estudos!
25
UNIDADE 2 - O ESTADO DOS AMBIENTES
APRESENTAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS
Ao iniciar esta unidade, falaremos de alguns ambientes encontrados no Brasil, pois assim compreenderemos melhor as situações que estes se encontram e, conseqüentemente, poderemos avaliar seu estado de maneira mais abrangente. Começaremos pela vegetação, que no Brasil encontramos uma variedade muito grande. Porém essa vegetação vem sendo muito explorada desde o período colonial, no qual a vegetação original tornou-se a primeira fonte de riqueza do país. A extração do pau-brasil representou também o início de um processo desordenado de utilização da cobertura vegetal, que praticamente levou à extinção da mata atlântica. Essa ação devastadora é marcante, sobretudo, nas regiões