Gestão ambiental
UMA CONCESSIONARIA DE AUTOMÓVEIS
Antonio Alves Júnior1
Francisca Carlos de Oliveira Neta1
Tairony Emerson Pinheiro de Sousa Filho1
Brenny Dantas de Senna2
Resumo
Nos dias atuais existe uma grande preocupação com a preservação dos recursos naturais, haja vista que muitos desses não são renováveis. Para as empresas, uma boa gestão
3
ambiental poderá, além de promover o seu desenvolvimento sustentável, colocá-la a frente dos seus concorrentes no mercado. Tal vantagem só poderá ser alcançada através de uma gestão ativa na busca constante por melhorias dos processos e produtos da mesma. O objetivo deste trabalho foi justamente identificar o tipo de abordagem ambiental empregada em uma concessionária de veículos nesta cidade e após análise, propor melhorias ao mesmo.
O objeto de pesquisa foi o setor de serviços da mesma, por se tratar de um potencial gerador de uma grande diversidade de resíduos.
Palavras-Chave: Gestão Ambiental; resíduos, oficina; serviços.
1 INTRODUÇÃO
Associado ao constante e recente crescimento econômico brasileiro, esta o fato de que o país passou a se destacar no cenário de exportações de veículos e peças automotivas. Essa configuração no cenário econômico provocou mudanças significativas na postura das fábricas de veículos que vem impondo pressões para que sua rede de assistência técnica tome medidas de sustentabilidade ambiental a fim de continuarem como parceiras das mesmas.
Philippi Jr. (2005) cita diversos outros fatores que influenciam as empresas para adoção de posturas ambientalmente responsáveis, tais como a percepção de vantagens em termos competitivos, a melhoria da imagem perante a sociedade e a redução de custos dos seus processos produtivos.
1
Graduandos da primeira série, 1NA, do curso Engenharia de Produção da Universidade
Potiguar, Campus Mossoró. Contatos respectivos: junior.sistemas.ti@gmail.com; netaoliveira@hotmail.com;