Biocombustíveis
BIOCOMBUSTÍVEIS: materiais de origem biológica que não seja fóssil, que quando em combustão geram energia, com potencial combustível. Exemplos: Etanol, Biodiesel e Biomassa.
Profª. M.Sc. Alice Ferreira Souza
A utilização dos biocombustíveis é bastante antiga, ao contrário do que parece, devido o Biodiesel estar em evidência atualmente. Os biocombustíveis são utilizados desde a antiguidade, a lenha é utilizada desde a descoberta do fogo pelo homem.
O que deu ênfase aos biocombustíveis nos últimos anos, foi aumento do preço do petróleo, a descoberta de novas tecnologias para o uso dos biocombustíveis e toda uma preocupação ambiental.
Profª. M.Sc. Alice Ferreira Souza
Quando Henry Ford e Rudolf Diesel conceberam as suas invenções: o automóvel e o diesel, respectivamente, visaram a utilização de combustíveis derivados de fontes de origem vegetal. Mas a tecnologia da época era favorável para utilização dos derivados do petróleo, que era mais fácil e mais vantajoso economicamente, do que qualquer outra fonte de energia.
Profª. M.Sc. Alice Ferreira Souza
James Watt no final do século XXVIII incrementou o motor a vapor que utilizava carvão como combustível.
Nessa época, as fontes renováveis de energia se resumiam a utilização da lenha e alguns poucos mecanismos de geração de energia através da água e vento.
Após a Revolução Industrial a utilização do carvão aumentou, declinando com as descobertas de petróleo no século XX.
Profª. M.Sc. Alice Ferreira Souza
No final dos anos 70 com o Ato Institucional do Ar Limpo (Clean Air Act), os EUA levantou a discussão sobre a emissão de gases poluentes e estabeleceu padrões para aditivos em combustíveis automotivos. Em 1973 com a Crise Mundial do Petróleo começou a se discutir a utilização através de fontes de energia.
Profª. M.Sc. Alice Ferreira Souza
Em 1982 foi realizada a Conferência Internacional sobre Óleos Vegetais em Dakota