Enunciado e respostas - cap 01 e 02
Ao criar uma rede local que atenda às necessidades uma empresa pequena ou média, é mais provável que haja êxito no seu plano caso seja usado um modelo de design hierárquico.
O modelo de design hierárquico típico é dividido em até três camadas: acesso, distribuição e núcleo. Um exemplo de um design de rede hierárquico de três camadas é exibido na figura.
Camada de acesso A camada de acesso faz interface com dispositivos finais, como PCs, impressoras e telefones IP, para fornecer acesso ao restante da rede. Na camada de acesso podem estar roteadores, switches, bridges, hubs e pontos de acesso wireless (AP). O principal propósito da camada de acesso é fornecer um meio de conectar dispositivos à rede e controlar quais têm permissão de comunicação na rede. Camada de distribuição A camada de distribuição agrega os dados recebidos dos switches da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada de núcleo para que haja o roteamento até seu destino final. A camada de distribuição controla o fluxo do tráfego da rede usando políticas e determina domínios de broadcast, realizando funções de roteamento entre redes locais virtuais (VLANs) definidas na camada de acesso. As VLANs permitem segmentar o tráfego de um switch em sub-redes separadas. Camada de distribuição A camada de distribuição agrega os dados recebidos dos switches da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada de núcleo para que haja o roteamento até seu destino final. A camada de distribuição controla o fluxo do tráfego da rede usando políticas e determina domínios de broadcast, realizando funções de roteamento entre redes locais virtuais (VLANs) definidas na camada de acesso. As VLANs permitem segmentar o tráfego de um switch em sub-redes separadas. Embora o switch da camada de núcleo e os demais da camada de distribuição não sejam mostrados, é possível ver como o layout físico de uma rede é diferente do layout lógico de uma rede.
Princípios