Gestão Ambiental
A humanidade, a cada dia que passa, torna-se mais consciente de que a sobrevivência do planeta depende do uso adequado dos recursos naturais, da conservação e preservação da biodiversidade. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.A adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.
2. GESTÃO AMBIENTAL
Antes de conceituar o que é a Gestão Ambiental é importante termos noção que essa é uma área multidisciplinar, isto é, abrange diversos setores e de diversos modos fazendo com que diversos profissionais possam trabalhar nessa área, desde que devidamente habituados.
Antigamente era comum as divergências de idéias entre os ecologistas, defensores da natureza e aqueles que acreditavam que era necessário a exploração dos recursos naturais para alcance de maiores progressos. O que é visto hoje, é uma grande necessidade de preservação ambiental, pois percebeu-se que somos dependentes de recursos naturais no qual antes estavam sendo explorados de forma inconsciente. A partir disso foi necessário a implementação de profissionais no mercado que, além de capacitados, estivessem a par da importância que os recursos naturais e sua preservação têm em nossa sociedade. Os gestores ambientais nascem a partir do processo de conscientização e formação desses profissionais.
A Gestão Ambiental tem, a partir de atividades humanas, diminuir os impactos ambientais e os problemas por eles causados. Esta organização vai desde a escolha