economia
É citado no texto (primeiros parágrafos) o desemprego, as demissões, contenção de gastos das empresas, assim também como é citado sobre a economia, em um momento ruim, de esgotamento... Ou seja, trata-se da análise positiva da economia, porque mostra a realidade como ela realmente é/está e como tem funcionado.
Armando Ennes do Valle Júnior, vice presidente de relações institucionais da Whirpool, diz que está esperando o segundo semestre de 2014 para ver como a economia estará, caso não tenha uma melhora, alem dos 14 dias de férias dado aos funcionários, será necessária a demissão.
Marcos Lisboa diz que será difícil crescer mais do que 2% ao ano, mais do que isso acarretará em mais inflação.
Será preciso fazer ajustes para sair dessa armadilha, se não o desemprego não irá parar de crescer.
Nesses casos percebe-se a análise normativa, ou seja, trata a realidade como deveria ser, recomendações baseadas em juízos ou valores pessoais.
5. Como você acha que o problema da escassez encontra-se presente no artigo acima?
Nos exemplos citados acima encontra-se o de José G. A. Dias, que após ser demitido precisou restringir seus gastos para poder se manter.
O problema da escassez mostra-se bem visível no artigo, visto que escassez é a restrição de recursos, corte de gastos, formas de economizar.
Com a "ressaca" da economia várias empresas demitiram funcionários para evitar de entrar em dívidas quando a economia não anda tão bem.